Autor português de Ficção Científica e Fantástico, galardoado em 1991 com o Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica.
Em Curso Leitura de Contos para a futura antologia Pompeias Anunciadas Publicações Artigo «Breve Tratado sobre os Terrores do Gado», in O Fim do Mundo em Cuecas (2023) Conto «Crónica de uma Morte Implacável», in Assim Falou a Serpente (2022) Conto «Epidermia», Orion 7. (2021) Conto «Epidermia», CLFC. (2021) Conto «Herr Prosit Lê o Cardápio», FLUP. (2020) Conto «A Queda de Europa», Orion 5 Conto «Não É o Que Ignoras o Motivo da Tua Queda Mas o Que Pensas Saber» in Contos Estraños, v. 12 - Visitantes de alén da Lúa, Urco Editora. Conto «Ai, Mouraria 2.0», Orion 3/4 Organizador de O Resto é Paisagem, Editorial Divergência. Artigo «Em Busca do Velo Que Antevia o Futuro - Parte II: As Agruras da Colecção Argonauta» in Bang! nº16, Ed. Saída de Emergência. Artigo «Em Busca do Velo Que Antevia o Futuro - Parte I: As Glórias da Colecção Argonauta» in Bang! nº15, Ed. Saída de Emergência. Conto «In Falsetto» in Mensageiros das Estrelas organização de Adelaide Serras, Duarte Patarra e Octávio dos Santos, ed. Fronteira do Caos Artigo «Os Livros das Minhas Vidas» in Bang! nº12, Ed. Saída de Emergência. Organizador, com Luís Corte-Real, de Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa, Ed. Saída de Emergência Entrevista a respeito de Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa in Bang! nº11, Ed. Saída de Emergência. Conto «A Queda de Roma, Antes da Telenovela» in Assembléia Estelar organização de Marcello Branco, ed. Devir Brasil Colaboração em Mensageiros das Estrelas - Colóquios de Ficção Científica e Fantasia, Centro de Estudos Anglísticos, Faculdade de Letras, Lisboa. 2 a 5 Novembro. Co-organizador, juntamente com Gerson-Lodi Ribeiro, de Vaporpunk - Relatos Steampunk Publicados Sob as Ordens de Suas Majestades, Editora Draco (Brasil). Tradução: O Verdadeiro Dr. Fausto (Jack Faust) de Michael Swanwick, ed. Saída de Emergência. Conto «Dormindo com o Inimigo» in Dagon! organização de Roberto Mendes. Conto «Não É o Que Ignoras o Motivo da Tua Queda Mas o Que Pensas Saber» in Brinca Comigo! organização de Miguel Neto, ed. Escrito'rio. Conto «A Casa de Um Homem» in Imaginários 2 organização de Tibor Moricz, Eric Novello e Saint-Clair Stocler, Editora Draco. Conto «Dormindo com o Inimigo» in Galeria do Sobrenatural organização de Sílvio Alexandre, Terracota Editora. Conto «Deste Lado de Cá» e entrevista in Dagon n.º 0 organização de Roberto Mendes, e-zine. Tradução: A Guerra é Para os Velhos (Old Man's War) de John Scalzi, ed. Gailivro. Prefácio ao livro As Atribulações de Jacques Bonhomme de Telmo Marçal, ed. Gailivro. Membro do júri do Prémio Bang! de Literatura Fantástica promovido pela Saída de Emergência. Tradução: «A Ficção, por Henry James e Roberts Louis Stevenson», de Dan Simmons, in Bang! nº5, Ed. Saída de Emergência. Artigo: «Antologias, Fantasia & Odisseias», in Bang! nº4, Ed. Saída de Emergência. Novela: «Aqueles Que Repousam na Eternidade», in A Sombra Sobre Lisboa, Ed. Saída de Emergência. Tradução: As Crónicas da Espada - O Encontro, de Fritz Leiber, Ed. Saída de Emergência. Poema: «Sonhos de Planetas e Estrelas», in Linhas Cruzadas, Ed. Portugal Telecom. Romance, com João Barreiros: Terrarium, Editorial Caminho. Romance: Vinganças (A GalxMente II), Editorial Caminho. Romance: Cidade da Carne (A GalxMente I), Editorial Caminho. Conto: «O Mundo Distante», in O Atlântico Tem Duas Margens, Editorial Caminho. Colectânea: O Futuro à Janela, Editorial Caminho. A Ler Online A Recordação Imóvel (conto, 1996) [link] |
um blog de Luís Filipe Silva Encontra-se em modo de artigo. Para ver as outras entradas vá para a Página Inicial ou Arquivo, no menu da direita. 01 Agosto 2021Já aqui aflorámos em curta, mas pertinente, passagem a existência de um pequeno e discreto ensaio intitulado Breve Historia de la Fantasia, que quase soa a português se não fosse castelhano. A autora, Sílvia Pato, é descrita como autora de ficções situadas neste género fantástico, cujo historial percorre, e também de manuais de formação, sem dúvida fonte da sua destreza explicativa, pois o ensaio em questão é de fácil e leve leitura, sem deixar de ser informativo e abrangente - reconhecendo que a Fantasia tem uma extensa tradição anterior aos primeiros laivos da língua inglesa e dedicando uma boa parte dos seus capítulos à evolução desde a Antiguidade Clássica. Infelizmente, quando se adentra naquilo a que podemos chamar de Modernidade, parece perder de vista a costa, e mergulha quase exclusivamente no cânone histórico anglo-saxónico, viajando de Inglaterra para os Estados Unidos e tocando nos familiares marcos, de Tolkien aos pulps à New Wave, os que conhecemos de cor e, portanto, pouco questionamos. Aquilo em que inova, ou a mais informa, está no percurso paralelo da Fantasia em espanhol (principalmente, a de Espanha, mas também refere pontualmente a da América Latina), a nível da literatura, cinema e banda desenhada, a que dá relevante atenção - o que é de louvar. Também de louvar um destaque ao Fantástico no Feminino, à contribuição das mulheres para o género, que nem sempre tem recebido a devida honra de menção nos compêndios. No final, o que importa são os livros e os autores referidos, e esses são muitos, pelo que o livro acaba por ser um excelente guia de leitura. Portugal merecia uma História como esta.25 Julho 2021Zot! é uma banda desenhada sobre super-heróis que, a certo ponto, desiste de falar sobre super-heróis e prefere focar-se nos dramas humanos de jovens de liceu, em finais dos anos 1980, que se encontram embrenhados nas suas lutas pessoais contra os monstros mundanos da vida, obviamente tão ou mais terríveis que os piores vilões das histórias. É uma inesperada e cativante reviravolta que, infelizmente, há que procurar nas produções independentes, pois escasseia nas DC e Marvel e outras que tais à nossa volta.No entanto, e para sermos justos, esta BD nunca chega a mergulhar profundamente naquele género capaz de despertar paixões de intensidade futebolística - o único verdadeiro super-herói é um adolescente de nome Zacarias, que não tem super-poderes mas umas magníficas botas que o fazem voar, e uma confiança própria da idade enquanto luta contra os maus, intensificada pela realidade alternativo em que nasceu: uma semi-utopia tecnológica povoada de vilões, que, embora extraordinários e assustadores, no final, acabam sempre derrotados. Depois, preso na nossa Terra, anseia por praticar o Bem, mas, vulnerável a agressões físicas e balas, rapidamente percebe as limitações da sua falta de extra-capacidades. Mantendo os pés na Terra, McCloud apresenta-nos Jenny, uma adolescente do nosso mundo que sente uma paixão ambígua por este rapaz. Será o olhar dela, o que seguimos, serão as suas opiniões e sentimentos que discretamente dão cor às pranchas de um opressivo preto-e-branco. McCloud aproveita técnicas do mangá, então pouco divulgadadas no mercado norte-americano, e mistura-as com uma precisão de traço e enquadramento que não destoariam num manual de geometria. O compêndio publicado em 2006 reune as histórias das edições individuais entre 1987 e 1991, a partir do número 11, ignorando a fase inicial a cores, que por enquanto apenas se adquire nos alfarrabistas. É assim uma história que começa a meio, ainda que rapidamente se apanhe o fio à meada da narrativa, e que inicialmente brinca connosco e com a possibilidade de Zot não passar da fantasia de uma jovem desgostosa das imperfeições do mundo. É também durante este período que McCloud aproveita para subverter o seu próprio estilo, e dar-nos uma lição de como, recorrendo à expressividade visual do meio, a perspetiva do Outro (neste caso, do vilão) pode ser uma total deturpação da nossa experiência. No final, são os capítulos que abordam os tais dramas humanos que conferem à obra uma incursão singular pelos problemas da adolescência e de como sobrevivermos e adaptarmo-nos aos desafios (muitos deles, injustos) lançados por este mundo - lidar com a sexualidade (a aceite e a socialmente não aceite), a identidade, a família disfuncional, a necessidade de pertencer. A segunda fase desta série é intensamente realista, ainda mais pautada por um traço rigoroso e sem devaneios oníricos - opção que, a meu ver, se torna por vezes sufocante e avassaladora, sem pausas para respirar. Teria sido interessante utilizar este realismo perfeito no mundo de sonho, e alguma indefinição nos traços naquele que é o nosso, de modo a aligeirar a mensagem. Por outro lado, há mensagens que não se prestam a ligeirezas... e McCloud mostra-se indubitavelmente forte nos momentos silenciosos, na sequência de vinhetas vazia de palavras mas que muito dizem. Não existe edição portugusa, que eu saiba. Quem quiser, terá de encomendar uma das edições estrangeiras. Ou dirigir-se ao sítio Web do autor, que uma década e picos após o último número de Zot! desenhou mais um conjunto de episódios e colocou-os gratuitamente online. |
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