Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


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28 Novembro 2009

No Final, restam as memórias e os momentos de encantamento. Nada mais nos dará a Ficção Científica: nem foguetes nem imortalidade nem colónias espaciais nem inteligências artificiais nem cidades automatizadas nem biodomos nem contactos imediatos nem viagens no tempo nem portais para outras dimensões. Tudo isto depende da realidade, cujo enredo independente não segue os padrões de nenhum género nem cumpre as expectativas dos leitores que aprisiona. Da Ficção Científica apenas retiraremos as pequenas incursões de cada descoberta ficcional e os sonhos que as imagens temáticas nos inspiram. Nesta missão humilde surge a revista como veículo, como cápsula de histórias - condensada, regular, laboratorial. A Ficção Científica desapareceu do quotidiano porque já não acreditamos nos heróis interestelares, porque os rapazes já não sonham em se tornarem nos astronautas do próximo século. O futuro não sobreviveu ao ano 2000 e agora existimos num posfácio - ou, melhor: no volume intermédio de uma trilogia, aquele pastelão de monotonia que serve apenas de ponte entre um início promissor e uma conclusão (esperemos) magnífica.

Eis uma destas viagens pessoais. A pergunta que gostaria de ver respondida é: ficarão estas saudades pelas capas da Panorama, da DH Ciência, da Livros de Bolso PEA, da Argonauta, da Caminho, da Bang!, Nova e Phantastes?

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21 Novembro 2009

E Depois Das Enfadonhas notícias sobre contos e publicações minhas, eis algo verdadeiramente notório: uma simulação animada sobre a possibilidade de a Terra ter anéis orbitais parecidos aos de Saturno.

Como poderão observar, são imagens belas e poéticas. A filosofia, a religião e possivelmente a nossa forma de encarar o planeta teria sido diferente. Decerto que os anéis, vistos da superfície terrestre, não seriam tão uniformes como a simulação, apresentariam desigualdades ou imperfeições na superfície - imperfeições que rodariam em torno do planeta em órbitas mais céleres que a da Lua, que seriam estudadas na antiguidade e que, talvez, conduzissem os antigos gregos às leis da mecânica celeste que só milénios mais tarde Newton sintetizaria matematicamente. Imperfeições que ajudariam os navegadores oceânicos do passado a ultrapassar o problema de determinar correctamente a longitude e assim facilitiariam as expedições aquáticas a grande distância, contribuindo para uma conquista mais rápida da globalização. Talvez o heliocentrismo nunca tivesse sido popularizado - embora desconfie que, existindo nós no interior de tais anéis, certos temas religiosos, como o Paraíso e a ascensão a planos superiores, se tornassem mais intensos. Os homens adaptariam as palavras dos textos religiosos para acomodar o fenómeno das alturas. Imaginariam seres a habitar os anéis, anjos ou demónios ou simplesmente observadores que criticariam o comportamento humano. E os signos não precisariam de encontrar padrões nos céus estrelados e ligariam o destino das gentes e das nações à conjunção particular de cada traço, cada círculo do anel. Sem esquecer, obviamente, que estes seriam designados à exaustão - uma palavra para os anéis iluminados, uma para os anéis na sombra da Terra, uma para os anéis na transição entre sombra e dia, uma para cada cor e tom e forma...

Não foi contemplada na simulação mas imaginem os anéis a tombarem sobre o nosso horizonte atlântico, e como teria sido uma imagem mais evocadora que os espaços urbanos de Paris e Nova Iorque e Madrid...

Nem tudo seriam rosas, obviamente. A luminosidade dos anéis dificultaria o estudo das constalações e dos planetas (pelo menos em algumas latitudes) e a radiação reflectida talvez aquecesse o planeta a ponto de atrasar o surgimento da vida. Sem dúvida que a nossa História teria sido diferente.

Fica no entanto a confirmação que se pode ter uma ideia própria da Fantasia, especular sobre a sua possibilidade a nível da Ficção Científica e daqui tecer Literatura. Sinceramente, não entendo, por vezes, a necessidade dos confrontos entre os géneros.

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Não Há Fome Que Não Dê em fartura e que não regresse à fome novamente. Num espaço de poucas semanas, depois da publicação de «Dormindo com o Inimigo» na Galeria do Sobrenatural, como devidamente relatado anteriormente, eis que volto a ter a honra e o prazer de ombrear com os colegas brasileiros numa série de antologias que promete dar que falar: Imaginários, da Editora Draco. Estes dois primeiros volumes nascem de um projecto com dois anos de idade e outro nome, e como podem ver pelas capas, é uma colecção que se pretende destacar desde o primeiro instante (as ilustrações das capas seguem muito de perto o estilo de bande dessiné que se encontra no mercado francês da literatura fantástica). Organizada por Saint-Clair Stocler, Eric Novello e Tibor Morizc, reune neste dois volumes, além dos próprios organizadores, Gerson Lodi-Ribeiro, Giulia Moon, Jorge Luiz Calife, Ana Lúcia Merege, Carlos Orsi, Flávio Medeiros, Roberto de Sousa Causo, Osíris Reis, Martha Argel, Davi M. Gonzales, Richard Diegues, João Barreiros, Jorge Candeias, Alexandre Heredia, Sacha Ramos e o decano da Ficção Científica brasileira, André Carneiro. Entretanto, António Luiz Costa, da Carta Capital, já percorreu estes territórios imaginários e apresenta um relato da viagem. Exceptuando a minha própria participação (uma versão actualizada do subtil «A Casa de um Homem»), tudo boas razões para ler, diria... 

Entretanto, no mercado nacional (luso), sairá outro inédito, «Não é o Que Ignoras o Motivo da Tua Queda Mas o Que Pensas Saber», numa antologia de brinquedos terríficos, a par com os grandes nacionais: David Soares, João Barreiros e João Ventura: Brinca Comigo! E Outras Estórias Fantásticas Com Brinquedos, da editora Escrit'orio, a nova designação da ex-Chimpanzé Intelectual (que passará a emprestar a designação à colecção de fantástico). Uma antologia de terrores e assombrações da infância, que deverá estar nas bancas até ao início de Dezembro.

Já não vos faltarão ideias para este Natal (wink wink nudge nudge)...

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19 Novembro 2009

Para A Malta Editora: carimbos de alívio. Para a malta autora, carimbos de humildade. [via Bruaá]






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15 Novembro 2009

Depois De Suportar a difícil travessia pela prosa insalubre de Stephen Baxter em «The Turing Apples» (um enredo banal a respeito de mais um contacto SETI misturado com alguns toques interessantes de uma família disfuncional) e pelo enredo inesperadamente irritante de «From Babel's Fall'N Glory We Fled» de Michael Swanwick (cujo Dragons of Babel espera pacientemente na lista do meu Sony Reader), eis que o último Year's Best de Gardner Dozois ofecere finalmente uma pérola que encarna os tempos áureos da Ficção Científica: «The Gambler», de Paolo Bacigalupi.

O conto tinha sido já alvo de debate online e Bacigalupi é um dos mais notórios (e raros) jovens autores do género com a capacidade de misturar uma perspectiva não-americana com uma atitude racionalista sobre o futuro. Aqui apresenta-nos uma visão muito pessoal de um conflito interior entre culturas e atitudes, entre a forma de vida americana que toda a Europa, e em particular Portugal, se encontra a imitar e a ditadura oriental de onde o protagonista é originário, igual a tantas outras ditaduras e que evoca os encontros proibidos e prisões a meio da noite descritas nos assustadores discursos de esquerda da nossa infância. Acima de tudo, não tem receio de apresentar-se enquanto comentário político e forte crítica social sobre o sistema de valores desse futuro (que melhor se diria: presente). Longe de ser apenas mais um conto com vestes de antecipação mas cujo cerne não passa de uma situação de costumes ou uma senda policial - contos nos quais a sociedade proposta, não existindo como personagem mas somente  como cenário, jamais é posta em causa -, é uma experiência emocional, como o deve ser toda a ficção, uma postura que questiona, incomoda e tece uma nova perspectiva sobre os nossos comportamentos. Está tudo aqui: culturas em diferentes estágios de evolução, um olhar sobre o valor e a liberdade do indivíduo numa sociedade complexa, a ilusão da tecnologia, e uma postura final - escolher-se de que lado do rio da demagogia ficamos.

Não há FC desta qualidade em língua portuguesa. Quase já não encontramos FC deste tipo em língua inglesa. Anda toda a gente bem comportada para poder receber uma prenda do Pai Natal Nielsen Bookscan. A raridade deve ser apreciada enquanto dura. Melhor do que descrevê-lo é ler o conto na íntegra, por suas próprias palavras. Neste blogue não encontram textos de apoio para estudantes indolentes.

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14 Novembro 2009

Cool! Vejam até ao final. Eis finalmente explicado o motivo pelo qual nenhum viajante do tempo conseguiu matar Hitler.

(Exemplo do que falávamos há pouco: história bem escrita, humor, dinamismo e criatividade, aliados a baixo orçamento.)

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Nestes Tempos De Reprodução do mito do vampiro (houvesse mais reinvenção e menos reprodução e encontraríamos outras pessoas a bordo) é saudável encontrar quem procure outras temáticas literárias para apreciar à luz do modernismo. Este Alice, cuja fonte de inspiração não é necessário explicar, em formato mini-série do canal SyFy a estrear em inícios de Dezembro, tem o potencial para constituir uma grande história, se os criadores não efectuarem demasiados compromissos com as «sensibilidades» do público.

Para mim, a melhor reinvenção da Alice continua a ser Dreamchild, o filme baseado na peça original de Dennis Potter, na qual uma Alice idosa se questiona sobre as suas memórias de Lewis Carroll e dos acontecimentos da sua infância. O texto é fabuloso e os episódios de flashback lançam a dúvida possível sobre a integridade moral do reverendo escritor e a ambiguidade que subsistiu na memória da rapariga. Visualmente é um filme datado (1985) e o trailer não lhe faz jus, embora os bonecos continuem a ser perturbantes.

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O Interesse Do Projecto brasileiro 2012-Onda Zero será inevitalmente por este representar a primeira tentativa de criar um projecto de ficção cinematográfica na web em língua portuguesa na área do fantástico (e a bem ver, de outras áreas).

Ser-se o primeiro implica uma responsabilidade acrescida - sem referências, sem modos de comparação, aceitando a liberdade e o peso inerente a poder escolher-se qualquer dos caminhos disponíveis, embora a maioria sejam errados. Ou melhor dizendo: implicaria essa responsabilidade, se não houvessem moldes estrangeiros a seguir, que variam entre o excelente e o medíocre, e cujo estudo ajuda a perceber que escolhas resultam melhor e quais estragam o propósito. Seguir o exemplo dos outros é uma inevitabilidade humana e que constantemente nos condena (enquanto praticantes locais de um género de apetência internacional) a sermos, nem originais nem isentos na nossa abordagem. O que igual a afirmar que o fantástico português, quando acontece, apenas se distingue pelo factor linguístico e não pelos temas, peculiaridades, estilos nem preocupações da própria cultura. Mas aqui, nada de novo.

Isto está bem patente no primeiro episódio desta série - e por todos os motivos errados. Os sete minutos de captação da audiência perdem-se num rompimento amoroso que não deixa nada à imaginação, numa ausência de definição dos personagens (o JP é um tipo que acaba com a namorada - e daí? Sabe-se porquê? Alguém se interessa?) e de conflito de qualquer espécie. Sombras, luzes que piscam a sugerir uma eminência de perigo e depois muita correria desapaixonada.

Não questionamos o amadorismo da produção, pois isso entende-se e desculpa-se, trazendo inclusive um ambiente de autenticidade ao resultado. O que se questiona e se critica abertamente é a absoluta falta de ambição - ambição a nível narrativo, compensando a ausência de efeitos com diálogos inteligentes; ambição a nível de história, definindo os personagens e estabelecendo conflitos dramáticos para prender os espectadores; e ambição a nível visual, pois além das duas ideias divertidas do primeiro episódio (descobrir quem está verdadeiramente a romper com quem, e as luzes intermitentes que representam a entrada do elemento fantástico) nada mais acontece. 

É possível que próximos episódios amadureçam a abordagem, mas para já ficaram sete minutos de filme perdidos (além de dois teasers perfeitamente banais). Por vezes, é preciso efectuar algumas pesquisas, apreciar os exemplos dos outros, perceber o que resulta e o que não resulta. Uma mera pesquisa no Google levou-me ao projecto Aidan 5. Eis um conceito bastante simples, abertamente amador, de um detective cujos clones andam a ser assassinados um por um. Esquecendo o grafismo visual (pois depende do orçamento disponível e poderia ser substituido por cenários naturais), a força do episódio assenta apenas no diálogo e na existência de um enredo (algo que não depende do orçamento, mas de criatividade e competência dos criadores, talvez os recursos mais difíceis de obter).

Subjacente a este tipo de projectos está normalmente uma incapacidade em procurar e aceitar críticas - em particular, as negativas. Ignoro se foi este o caso, mas é uma reacção demasiado comum. Não levar a peito quando vos mostram que o que seguram entre mãos é um monte de bosta quente e fumegante. Quem, numa situação normal, guardaria a bosta no bolso e se afastaria com o orgulho ferido de uma donzela repudiada? A atitude inteligente a tomar é pegar-lhe, sim, mas para enterrá-la no solo e servir de adubo a algo realmente apetecível.

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06 Novembro 2009

Aconteceu Na Semana passada o lançamento da Galeria do Sobrenatural - Jornadas Além da Imaginação, e aqui fica um relato pormenorizado do evento. Um dia devíamos fazer uma grande convenção da língua portuguesa (piscadelas de olho para os organizadores do Fórum Fantástico e do Fantasticon...).

Por outro lado, eis um livro que muito dificilmente surgirá no espaço luso - uma busca pelas livrarias online relevou que a Fnac Brasil não dispõe da obra nem efectua vendas para Portugal (então porque surge como opção de expedição?) e a livraria Saraiva pede acima de 100 reais (40 euros, mais ou menos) para fretes, o que constitui quatro vezes o valor da antologia. Assim não dá...

Outras publicações se avizinham até ao final do ano: uma participação na brasileira Imaginários, ao lado do João Barreiros, Jorge Candeias e outros nacionais e uma participação numa antologia portuguesa sobre brinquedos terríficos a anunciar brevemente. Todos estes meus contos são inéditos. Até ao momento de serem publicados nestas antologias. O que os torna numa contradição, I suppose.

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04 Novembro 2009

É De Uma Perfeição Invejável esta demonstração do dilema do apreciador de Ficção Científica - a necessidade de contrabalançar o maravilhoso com a verosimilhança, de ajuizar constantemente a sensatez do cenário, enredo e motivações literárias face à sua possibilidade científica de concretização. É um processo frustrante para o leitor e extremamente exigente para o autor. Contudo, quando o casamento é realizado com êxito - quando prosa e qualidade de escrita encontram uma visão científica original - o resultado é sublime; acontece uma experiência de encantamento avassaladora que duvido que os apreciadores de fantasia ligeira, agora tão na moda, sejam capazes de igualar. Torna-se num vício danado: a próxima injecção tem de ser mais intensa que a anterior, mais original, mais literária; a explicação científica menos didática e melhor integrada no enredo; os alienígenas mais convincentes, a sociedade humana mais bizarra; o estilo mais evocativo. Para tornar o espectáculo total mais grandiloquente.

Não admira assim que o próximo «xuto» seja difícil de encontrar, e desta procura incessante nasçam as atitudes de desânimo e amargura que os colegas autores e críticos da nossa praça repetidamente profiram, em contraste com os demais entusiastas de exigência mais moderada. Ambos os grupos reconhecem a natureza do deserto editorial, mas enquanto que uns se satisfazem com a multiplicidade de oásis pré-fabricados de qualidade variável, os outros procuram palacetes espelhados com torres de crómio de design único que não conseguem ser igualados.

O bom disto é que finalmente tenho uma forma ligeira, divertida mas muito eloquente de explicar em que consiste, afinal, a ficção científica. E agora vocês também têm. (Obrigado, Jorge).

 

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