Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de arquivo. Para ler os textos mais recentes, clique em Página Inicial.

23 Janeiro 2005

A TRAVESSIA DA MEIA-IDADE é uma ratoeira difícil de evitar, e cada vez mais presente. Pelo que se tem e pelo que não se conseguiu. É como se na fase anterior, a que sucede à adolescência e na qual encontramos um lugar no mundo, fazemos os primeiros compromissos, conseguimos marcar e atingir objectivos, estamos enebriados na loucura do fazer - é como se não tivéssemos aprendido e fosse ainda nossa a ilusão de que conseguimos marcar uma diferença. A meia-idade é o ruír das últimas ilusões. Isso porque é tão difícil e importante conseguir e manter uma família e uma «carreira» (na realidade uma noção supra-capitalista para manter a classe trabalhadora motivada na esperança, não de ganhos reais, mas de potenciais grandes ganhos no futuro - ou seja, tornar a vida numa aposta), ou pelo menos assim se pensa aos 25, e tão questionável aos 40. Falta agora a perspectiva dos 60, talvez, em que o investimento realmente dá frutos, e o fruto que se multiplicou se multiplica de novo. O cinema parece muito atento a esta questão, e um dos filmes mais interessantes do ano passado, The Incredibles, aborda precisamente o retomar dos sonhos de infância, e o sucesso de quem acaba por conseguir, sem questionar a validade dos mesmos. Ricordati di Me é mais cínimo e trata pior os personagens, fazendo-os andar às voltas em torno de abismos, indecisos da queda ou da ascenção aos céus. Mesmo assim, mesmo assim, no final, há uma pequena concessão ao sonho, e o filme acaba na dúvida (embora seja perfeitamente compreensível quando o sonho se chama Monica Belluci...).
cover

 

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

11 Janeiro 2005

A FRASE DO DIA. Mais uma perspectiva reveladora da essência humana. De Liar's House, o último capítulo da saga do dragão Grioule. Lucius Shepard as good as it gets.

He derived a proprietary pleasure from watching the convulsive working of her throat, the fastidious movements of her fingers and teeth. Like an old man watching a very young girl. Greedy for life, not sex.

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

08 Janeiro 2005

A FRASE DO DIA. Uma secção que já não surgia há algum tempo. O mundo ficou mais desinteressante ou eu mais cínico? Talvez ambos. Retirada da entrevista de Bruce Sterling sobre o Estado do Mundo para 2005 (em http://user.well.com/iengaged.cgi?c=inkwell.vue&f=0&t=234, consultem para lerem a frase no contexto e encontrarem tantas outras mais interessantes):

Natural disasters, as opposed to human-inflicted ones, can actually improve our morale.   

Hear that, Mr. Bush?

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

05 Janeiro 2005

ESCREVER FC ao menos não provoca este tipo de problemas. A não ser que o autor considere o alien como metáfora do vizinho (do vizinho demasiado próximo). Ou... que «eles» estejam mesmo entre nós...

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

02 Janeiro 2005

UM PEQUENO PASSEIO no quintal da Mãe das Tempestades resulta numa catástrofe horrenda e estupidamente súbita. Assustador. Este link abre uma janela com informação para donativos. A Amazon facilita ainda mais.

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português