Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de arquivo. Para ler os textos mais recentes, clique em Página Inicial.

09 Junho 2006

ESTE BLOG VAI DE FÉRIAS por um bocadinho. O programa segue dentro de momentos. Ou como diziam os Pearl Jam em Lisboa, «Be Good, Stay in Love». Até Julho.

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

05 Junho 2006

UMA TARDE NA FEIRA DO LIVRO que valeu essencialmente pelo convívio com a malta e por ser uma quente tarde de sábado no espaço da Feira, o único momento do ano em que o Parque Eduardo VII se torna agradável. Não se enganem: houve um autógrafo apenas em 2 horas, o que já é muito bom nos tempos que correm. Obrigado a esse leitor. Ou como costumava dizer o Macedo: «Você comprou o meu livro?! Posso pedir-lhe um autógrafo?». Acontecimento a que faço referência apenas porque o João Ventura abordou o assunto da invejável forma positiva com que encara a vida e produziu um pequeno texto, que o Rogério reproduz no seu blog.

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

PODCASTS. O novo fascínio, como se nunca tivessem existido ficheiros áudio, nem rádio pela internet, nem livros falados. A grande vantagem do iTunes foi a agregação com o mecanismo rss, essencialmente uma forma de conhecer quando é que actualizações ficariam disponíveis. Transformando este mecanismo no conceito de «estação» (outro nada inovador), podia-se «subscrevê-lo». Eis provada a grande vantagem da tecnologia informática: serve de nossa memória automática e permanente das decisões outrora tomadas. Creio que o perigo está quando tomar as decisões por nós. Ou melhor, quando o algoritmo de decisão for tão complexo que não nos atrevamos a questionar ou duvidar do resultado (porque nos sentimos estúpidos e porque nos é garantido que será «o melhor para nós») e aceitemos passivamente, até se tornar comportamento social habitual...

O motivo deste post? Esta sublime leitura de um conto deveras banal de Tobias Bucknell (recém-publicado na Bang! nº. 1), pela voz doce e melodiosa de Mary Robinette Kowal. Fechem os olhos e imaginem esta voz com um texto literariamente decente...

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

04 Junho 2006

ESTÁ TERRIVELMENTE INCOMPLETA, esta lista de FC para pessoas que não conhecem FC, mas também não magoa. Há muito que John Stith saiu das memórias e das livrarias. E Sawyer não é nada de especial (a não ser para as pessoas que consideraram o Código Da Vinci terrivelmente original).

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal