Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de arquivo. Para ler os textos mais recentes, clique em Página Inicial.

25 Novembro 2007

O BLOGUE DE UM PORTUGUÊS com doutoramento, em curso, em Estudos Fílmicos na Universidade de Kent, que participará no livro Reading «Battestar Galactica»: Flesh, Spirit, and Steel com o ensaio «Getting Out of the Sci-Fi Ghetto?: Battlestar Galactica and Genre Aesthetics»: Sérgio Dias-Branco. Parece ser bastante interessante. Uma sugestão aos organizadores do Fórum Fantástico para o próximo ano? (nudge, nudge, wink, wink) [via Indústrias Culturais]

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

24 Novembro 2007

O QUE O BRASIL TEM de bom (além do samba, sol, café, abacaxi, geografia imensa, riqueza de mitologias, a Amazónia, extensas praias e lindas mulheres...) é de continuar a apostar na ficção científica em língua portuguesa. Entre outros espaços de publicação, eis um que dura há bastantes anos: a revista Somnium. Publiquei nela um pequeno conto que não ficou na memória, há mais de 10 anos, e ainda a revista continua a dar pontapés e a tentar demarcar-se como um espaço importante no território literário. Nós devíamos tirar daqui uma boa lição. Pedem-me para divulgar, o que faço com todo o prazer: estão à procura de contos e artigos inéditos para o especial de fim de ano. Contos até 3000 palavras, artigos podem ser um pouco mais extensos. Ficção Científica e Fantasia, obviamente. Até 10 de Dezembro, enviem os vossos trabalhos para este email.

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

O BATMAN AVANÇA para o novo filme, Dark Knight, e os produtores começam a soltar migalhas para o público debicar até à entrada nas $ala$ de cin€ma... uma das primeiras migalhas fala de inovações técnicas na forma de filmar. Infelizmente não se prevêem inovações na arte de contar a história. Oh, well...

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

15 Novembro 2007

ALGO ME FEZ CONFUNDIR a autoria de «A Lotaria» (de Shirley Jackson) com a passagem de Ira Levin com um mundo tantas vezes descrito nas suas obras. É estranho celebrar a memória de um autor com a história de outro, mas a estranheza e a tensão visceral desta história curta enquadram-se de maneira interessante na época e na sociedade. Como se a paranóia de Dick contaminasse todas as nossas paranóias, até não conseguirmos distinguir o que era loucura própria de loucura importada.

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

11 Novembro 2007

BEM, NÃO ME ADMIRAVA NADA que este tipo de negócio viesse a acontecer: um mercado negro para o fornecimento de carne clonada a partir da informação genética de celebridades... é bem possível que o mundo assista a eventos mais radicais, como o fim da espécie humana... (ficção ultra-curta por Paul McAuley e Bruce Sterling, demonstrando que não são necessárias muitas palavras para se conceber uma boa ideia de FC hard).

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

UMA PEQUENA MENÇÃO para possíveis escritores, em particular porque oportunidades direccionadas como esta não surgem todos os dias: a Booktailors encontra-se à procura de originais de ficção em língua portuguesa, nomeadamente ficção ou novela contemporânea dirigida ao público em geral, com preferência a obras destinadas ao segmento feminino e feminino adolescente. Uma excelente oportunidade para desenvolvimento de uma carreira literária. Este mercado está finalmente a ficar adulto. Mais informações aqui.

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

09 Novembro 2007

A SESSÃO DE LANÇAMENTO de ontem correu bem, com a participação na mesa de Jorge Candeias, Yves Robert e João Ventura (os demais, ou não podiam estar presentes ou tiveram de sair mais cedo devido ao adiantado da hora). Também não se registou a presença de elementos da imprensa, o que teria dado outro ímpeto à saída do livro. Quanto a exemplares vendidos, estes foram-no essencialmente graças à generosidade dos entusiastas do meio - penso que começará hoje a verdadeira prova comercial com o surgimento aos poucos de uma faixa de público que apenas ocasionalmente lhe ocorre assistir a eventos como este. Ou seja, o mesmo tipo de público que compra em livrarias e pouco mais intervém no género. O tempo é-me curto para fazer mais algum comentário sobre o lançamento, a não ser agradecer mais uma vez a amabilidade do Fórum Fantástico de acolher esta iniciativa e divulgá-la na imprensa, e à Saída de Emergência por aceitar dispor comercialmente um livro, que para todos os fins é não-profissional, no meio das suas publicações oficiais. Deixo-vos com uma fotografia do evento, da autoria do Luís Rodrigues. E não se esqueçam: hoje há mais Fórum Fantástico, com eventos bem mais importantes.

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

08 Novembro 2007

JÁ ESTÁ À VENDA. Quero fazer um site mais apelativo e informativo, mas para já fica uma apresentação global do livro e referências para a sua aquisição. Aceda a:

http://Universos.TecnoFantasia.com

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

07 Novembro 2007

O BURBURINHO COMEÇA e faltam poucas horas para que a antologia mais aguardada desde 2005 (havia quem vaticinasse que o projecto nunca chegaria ao fim; por sinal, chego à conclusão de que o livro agora é que está realmente a ter início...) seja desvendada e faça a sua aparição em público. Amanhã já poderão comprar os primeiros exemplares (com desconto!) no stand de vendas do Fórum Fantástico; terá igualmente lugar amanhã uma breve conversa sobre a antologia, em jeitos de apresentação (a verdadeira apresentação é a dos autores e suas histórias, não a minha - e não o digo com pretensa modéstia, mas porque é um facto em qualquer lançamento). Decorrerá no espaço da Biblioteca da Universidade Lusófona, ao Campo Grande, no Auditório Vítor de Sá, pelas 19h30. Daqui a umas horas irei também disponibilizar o site informativo e comercial da antologia.

Várias menções ao livro e ao evento começam a surgir na imprensa: RTP, Diário Digital, TimeOut

Faço uma correcção factual à informação apresentada: o projecto editorial nasceu de autoria conjunta, entre mim e o Jorge Candeias (na verdade, e se não estou equivocado, foi ele quem teve primeiro a ideia de se avançar com isto, justiça lhe seja feita), bem como foi conjunta a selecção dos contos apresentados, embora tenha sido minha a condução final do livro até à publicação (preparação do conteúdo, escolha da capa e decisões de impressão, organização sequencial do conteúdo e elaboração da introdução sobre a Ficção Científica portuguesa), após a saída do Jorge do projecto.

E a ideia não «nasceu no Fórum Fantástico de 2005» mas foi neste apresentado o resultado dos contos seleccionados após meses de leitura e apreciação.

Acima de tudo, os parabéns ao Fórum Fantástico por aceitar e divulgar uma iniciativa destas, e por ajudar a promover a ficção fantástica portuguesa. Não se esqueçam dos livros do João Barreiros, António de Macedo, David Soares, dos Contos de Terror do Homem-Peixe e da prometida antologia de contos sobre um Portugal sem república...

Ainda dizem que Portugal não tem nada de fantástico...

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal