Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de artigo. Para ver as outras entradas vá para a Página Inicial ou Arquivo, no menu da direita.

23 Junho 2005

A REVOLUÇÃO ARRANCA EM PRIMEIRA. Duas pequenas maravilhas do mundo moderno encontram-se a transformar radicalmente o meu modo de aprendizagem. Não são novas, mas pelo que permitem poupar em termos de tempo e síntese, e pela capacidade de inter-relacionamento com o resto do pessoal na comunidade são ferramentas de conhecimento muito úteis.

A primeira é o site del.icio.us, que é uma ideia tão simples como guardar as páginas favoritas que vamos encontrando na net num único repositório que se pode aceder em qualquer parte do mundo e que pode ser consultado por outros, salvaguardando a devida privacidade. O que é mais fabuloso é a simplicidade: com um pequeno clique e um conjunto de tags de classificação, vamos construindo um google pessoal, e permitindo uns aos outros a troca de viagens virtuais. A segunda é o bloglines, leitor online de feeds noticiosos e bloguistas. Nunca grande adepto dos softwares instaláveis leitores de feeds, este site sintetiza e uniformiza a leitura de artigos em série, para os sites aos quais se volta repetidamente, avisando das novidades e permitindo que se poupe imenso tempo na abertura individual dos sites em questão. 

É absolutamente viciante, e quando mais sites encontro, mais adiciono a ambos os repositórios. O universo quase inesgotável do conhecimento humano começa a ficar ao nosso dispor de forma simples e absolutamente imediata. Agora entendo o que o Bruce queria dizer quando se referia que «ver televisão é tão aborrecido como ver gelo a derreter».

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

22 Junho 2005

EXISTIR. Estava-se em 1983 e eu descobria este livro. Durante dois anos estivera em contacto íntimo com alguns conceitos, durante a escrita de um romance que não vou publicar e muito influenciado pelos temas de um livro muito particular. Dar um nome ao sentimento, e descobrir que outro alguém o sentia é daquelas revelações que só acontece quando somos muito jovens e nos consideramos únicos. Mais tarde, já no fim da adolescência, e inspirado pelo estilo deste senhor, produzia uma continuação, um revisitar do espaço, para concorrer na prática a um concurso de ficção científica que acabaria por ganhar. O texto está aqui, até ao final de Julho, e comporta alguma temática adulta (aviso a mentes sensíveis e/ou perversas).

[Link Permanentedel.icio.us  technorati  digg  facebook  reddit  google

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português